top of page

INSTRUMENTOS

Abaixo você encontrará mais informações sobre os instrumentos adaptados/validados ou em processo de adaptação/validação pelos pesquisadores do LAVIS.

01

Almost-Perfect Scale Brasil (APS-R Br)

A APS-R foi desenvolvida para avaliar o modelo trifatorial proposto por Slaney e colaboradores (2001), composto por três dimensões básicas, a saber: padrões, discrepância e ordem. A escala é composta por 23 itens, que são respondidos através de uma escala do tipo Likert de 7 pontos. A escala foi adaptada para o contexto brasileiro e apresentou propriedades psicométricas apropriadas.

02

Escala multidimensional de Perfeccionismo (FMPS)

Escala desenvolvida originalmente em 1990 para avaliar os aspectos pessoais e desenvolvimentais do perfeccionismo. Envolve avaliação de padrões pessoais, dúvidas quanto às ações, preocupações com falhas, organização, criticismo parental e expectativas parentais. A FMPS foi adaptada para o contexto brasileiro e apresentou propriedades psicométricas satisfatórias.
 

03

Escala de Perfeccionismo para Crianças e Adolescentes (CAPS-Br)

A CAPS foi desenvolvida originalmente para avaliar o perfeccionismo em crianças e adolescentes, a partir do modelo proposto por Hewitt e Flett. A escala é formada por 22 itens, que avalia duas dimensões: perfeccionismo socialmente prescrito (10 itens) e perfeccionismo auto-orientado (12 itens). As respostas estão em uma escala Likert. O instrumento pode ser utilizado para adolescentes de 13 a 18 anos.

04

Hewitt and Flett Multidimensional Perfectionism Scale (H&F-MPS)

A H&F-MPS foi desenvolvida para avaliar o perfeccionismo em adultos a partir do modelo multidimensional proposto por Hewitt e Flett, composto por três dimensões: perfeccionismo socialmente prescrito, perfeccionismo auto-orientado e perfeccionismo orientado ao outro. A escala é composta por 45 itens, respondidos através de uma escala do tipo Likert de 7 pontos.

05

Scale of Perfectionism and Excellencism (SCOPE)

A SCOPE foi desenvolvida por Patrick Gaudreau e Ben Schellenbeg para avaliar o perfeccionismo e o excelentismo (ou seja, a busca por excelência). É uma escala composta por 22 itens, respondidos através de uma escala do tipo Likert. Em sua versão original, os autores indicam a possibilidade de adaptar o instrumento para uso em contextos específicos, como acadêmico ou esportivo. Encontra-se em processo de adaptação para o contexto brasileiro.

06

Escala para Avaliação da Personalidade Infanto-juvenil

Instrumento para avaliação do autoconhecimento em crianças e adolescentes de 8 a 14 anos. Esse projeto contará com três grandes fases: a primeira fase será composta pelo estudo do construto autoconhecimento; a segunda fase consistirá na construção do instrumento, que envolverá a operacionalização dos itens, a análise dos mesmos e análise de conteúdo; e a última fase constituirá da validação do instrumento por meio da aplicação em uma amostra piloto, seguida análise fatorial exploratória, análises multivariadas da Teoria de Resposta ao Item, validade de critério e análise de sua estrutura interna. Espera-se com este estudo desenvolver e validar um efetivo instrumento psicométrico que avalie autoconhecimento para o público de 8 a 14 anos.

07

Questionário Pictórico do Traço de Personalidade para Crianças (PPTQ-C)

Formado por 15 itens, três para cada um dos cinco grandes fatores. Os itens são constituídos de duas imagens opostas, uma indicando alto e outra baixo traço de personalidade. A criança deve escolher a imagem que se assemelha mais ao seu comportamento.

08

Teste de Avaliação Neuropsicológica Infantil (TENI)

Bateria de avaliação neuropsicológica infantil para crianças entre 03 e 09 anos. As tarefas baseiam-se nos construtos: funções executivas (memória de trabalho, controle inibitório, seriação, teoria da mente), atenção, habilidades visuoespaciais e visuomotoras, memória episódica, velocidade de nomeação.

bottom of page